Palestras com Lama Padma Samten

• Público alvo: interessados em Educação ou nas sabedorias, professores de quaisquer área ou nível escolar, familiares da escola.
  • Pré-requisitos: não há.
  • Local: todas as palestras do Lama Padma Samten acontecerão online
  • Data: veja abaixo as datas de cada palestra de cada uma das 5 Sabedorias

Entendemos que as atividades da escola, incluindo os conteúdos e as habilidades, precisam estar ancoradas em uma visão mais profunda de mundo e de sujeito. Na Escola Caminho do Meio, a base da visão são as Cinco Sabedorias do Budismo Tibetano, como cinco faces da liberdade e da compaixão fundamentais da nossa mente. Elas se estruturam como os cinco eixos pedagógicos da escola, que também definem o ritmo escolar, estruturam os projetos e são oferecidas regularmente nas formações para a equipe e para as famílias.

É com alegria que anunciamos que, neste ano, Lama Padma Samten dará cinco palestras, cada encontro sobre uma das sabedorias. As palestras acontecerão de forma online, na mesma época em que a Escola Caminho do Meio também estará vivenciando o bimestre específico daquela sabedoria.

Lama Samten é fundador da Escola Caminho do Meio e orientou, desde o início, a proposta pedagógica, escolhendo As Cinco Sabedorias como eixo principal para a organização do plano anual.

Em cada palestra haverá a presença de uma pessoa da equipe da ECM que dará a sua contribuição sobre como acontece a prática dessas sabedorias no cotidiano escolar.

Sabedoria do Acolhimento  – 15/02  20h
Educação por Inteiro

Essa é a sabedoria que enxerga cada ser como o centro do seu próprio mundo e seu próprio contexto, e suas experiências se manifestando como espelho de sua própria mente. Na pedagogia da Escola, isso se traduz como uma atenção à criança inteira, em todas as suas dimensões: corpo, emoções, percepções, entendimentos e paisagens mentais. Procuramos acolher as crianças em seus próprios mundos e ajudá-las a desenvolver a capacidade de acolher os outros ao seu redor.

Acesse a gravação aqui.

Sabedoria da Igualdade – data e horário a ser divulgado
Diversidade e Vida em Rede

Essa é a sabedoria que reconhece a igualdade fundamental entre os seres, o que gera um interesse genuíno pelos outros, pelas suas qualidades e pela sua felicidade. Na pedagogia da Escola, isso se traduz como uma valorização de todas as formas de vida, e uma celebração da diversidade como riqueza. Procuramos irrigar a generosidade e ajudar cada uma a se alegrar com as alegrias das demais.

Sabedoria Investigativa – data e horário a ser divulgado
Aprendizado Contextualizado

Essa é a sabedoria que investiga e compreende cada elemento do mundo como um nó que tece as realidades em que habitamos. Na pedagogia da Escola, isso se traduz como o entendimento de que a criança só aprende aquilo que a interessa e que faz sentido no seu próprio mundo. Procuramos acender a faísca do olhar que se debruça sobre o mundo e se interessa em compreendê-lo e transformá-lo.

Sabedoria da Causalidade – data e horário a ser divulgado
Ambiente Vivo

Essa é a sabedoria que entende as complexas relações de causas e consequências e assim nos fornece a base para uma ação adequada no mundo. Na pedagogia da Escola, isso se traduz como a valorização da interdependência que liga cada criança à sua família, sua cidade, seu país, o mundo humano e a rede de sistemas que sustenta a vida na Terra. Procuramos dissolver as ações que geram confusão e estimular as ações que favorecem a vida, a paz, a compaixão e a sabedoria.

Sabedoria da Transcendência – data e horário a ser divulgado
Educação a partir do Mundo Interno

Essa é a sabedoria que se assenta na dimensão livre e criativa de cada ser, entendendo que sempre somos muito mais do que aquilo que manifestamos. Na pedagogia da Escola, isso se traduz como uma educação que ajude cada criança a reconhecer seu próprio mundo interno, seus repertórios, visões e compreensões. Procuramos ampliar as fronteiras do olhar, estimular a capacidade de criar e lembrar cada criança de que sua natureza mais profunda é como a amplidão do próprio espaço.

As datas e inscrições serão disponibilizadas nos próximos posts e tambem através das redes sociais.