Atividades em Contraturno

Em uma visão profunda, o trabalho da Escola Caminho do Meio está perpassado pelas 5 Sabedorias que, na gestão escolar, se dividem em 5 bimestres, em que se relacionam com as estações do ano, evidenciando um olhar para a natureza como elemento central da nossa relação com o mundo; assim, o projeto de contraturno também segue essa lógica, tanto na estrutura quanto nas atividades diárias. Assim, oferecemos como contraturno o projeto intitulado Estações Criativas:

• Fevereiro/Março: Verão Criativo
  • Abril/Maio/Junho: Outono Criativo
  • Julho/Agosto/Setembro: Inverno Criativo
  • Outubro/Novembro/Dezembro: Primavera Criativa

👧🧒 Idade: Crianças a partir dos 4 anos.

Horários: Os turnos oferecidos são de segunda-feira a sexta-feira, iniciando às 7:30 até às 13h. No entanto, as famílias podem escolher alguns dias da semana ou outro horário, com flexibilidade.

🍱 Alimentação: A escola disponibiliza um espaço para que as crianças se alimentem, desde que levem o alimento para ser aquecido pelos profissionais da ECM, lembrando das orientações da escola sobre a alimentação. Portanto, o alimento não será oferecido pela escola.

Inscreva-se aqui

Contate-nos para mais informações

Eixos das atividades conduzidas

Ritmo

Assim como nas aulas regulares da ECM, o contra-turno também será regido por um dos eixos do trabalho pedagógico na escola: o ritmo. As crianças serão acolhidas no início da manhã a partir das 7:30, com possibilidade de ingressarem até as 8:30. Nesse primeiro momento, as crianças brincam livremente e iniciam a manhã com a prática da roda, já estabelecida na ECM. Ao lado está descrito com maiores detalhes o mapa de horários do ritmo das Atividades em Contraturno.

Audiovisual

Dentre as atividades propostas, o audiovisual será um elemento importante. Reconhecemos a importância dessa linguagem como ferramenta no mundo moderno, em que somos inseridos desde muito pequenos ao mundo digital. Além disso, também somos seres audiovisuais que interagem com o mundo a partir desse olhar. Assim, essa é uma linguagem essencial de ser trabalhada em qualquer idade do desenvolvimento humano, aprimorando a visão estética e o trabalho divertido com as ferramentas digitais. Nas distribuições das possibilidades de atividades durante o ano, relacionando às sabedorias e às estações do ano, ofertamos os seguintes gêneros dentro do audiovisual:
- Oficina de Fotografia
- Oficina de curta-metragens
- Clube de Cinema
- Videoclipes e videorreportagens
- Entrevistas fictícias e reais
- Oficina de stopmotion

Corpo e Arte

Outros elementos centrais do trabalho pedagógico na Escola Caminho do Meio são o corpo e a arte, que orientam a aprendizagem para além da intelectualidade, considerando a necessidade de um corpo em movimento, dançante, e um olhar artístico e brincante com o mundo. Nas distribuições das possibilidades de atividades durante o ano, relacionando às sabedorias e às estações do ano, ofertamos as seguintes oficinas:
- Dança
- Circo