Educar Para a Felicidade

Semeando Vivências 2024

Ao longo de sua existência, a ECM propõe cursos de formação e compartilhamento das diversas experiências que nascem do trabalho pedagógico e intelectual das professoras, em conjunto com a formação sobre as 5 Sabedorias. Assim, aproveitando esse acúmulo, a ECM propõe Cursos de Formação de Professores a partir de uma abordagem teórica mais aprofundada e alongada, com um repertório bibliográfico vasto aliado à práxis do cotidiano, à capacidade de ação-reflexão-ação. 

Atividades com certificado de participação.

1º semestre – Semeando Vivências 2024:

  • Público-alvo: Professores de quaisquer disciplinas do Fundamental II da rede pública ou privada, estudantes de licenciaturas de qualquer nível, coordenadores pedagógicos, professores de outros níveis escolares, interessados em Educação. 
  • Horas por curso: 16h (4h por dia, 1x na semana) 
  • Investimento: 250,00, com descontos para estudantes de licenciatura e professores da rede pública (15%?) – mínimo de 10 participantes para acontecer o curso 

Abril

Gêneros textuais, escrita e trabalho por área no Fundamental II

Horário: Quartas-Feiras de Abril, das 8:30 às 12:30. A depender da demanda, estuda-se a possibilidade de uma Turma 2 nas noites de quarta-feira, das 17:30 às 21:30. 

Local: Estr. Caminho do Meio, 2600 – Vila Augusta, Viamão – RS, 94515-000

Ministrantes: Christian Castro – ex-Educador da ECM de Ciências Humanas, professor da rede estadual de Alvorada e Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS e Isabella Azambuja – educadora de Língua Portuguesa da ECM, coordenadora pedagógica e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS.  

Descrição: Os textos e a capacidade de escrita surgem na história da humanidade a partir da necessidade de registrar, guardar, perpassar pelas gerações as práticas do cotidiano. Assim, trabalhar com textos é trabalhar com as diferentes formas de modificar o mundo, portanto, também com a ação cidadã do estudante. Assim, se faz necessária uma abordagem completa do texto e das suas possibilidades quando utilizado em sala de aula, em qualquer disciplina. Estudaremos os componentes essenciais do texto independente da área, de forma a qualquer professor trabalhar e fortalecer a capacidade de interpretação textual dos estudantes, principalmente com foco no Fundamental II. Ao final, os participantes sairão com um projeto finalizado para um tópico de sua disciplina, aliado ao trabalho com um ou mais gêneros textuais e interpretação textual. 

Maio

Iniciação científica e mundo interno: desenvolvendo a curiosidade epistemológica

Ministrantes: Christian Castro – ex-Educador da ECM de Ciências Humanas, professor da rede estadual de Alvorada e Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS e Isabella Azambuja – educadora de Língua Portuguesa da ECM, coordenadora pedagógica e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS.  

Horário: Sexta-feira 24/05 das 17:30 às 20:30, Sábado 25/05 das 9h às 18h, Segunda-feira das 17:30 às 20:30

Descrição: Compreender quais os nossos interesses é tarefa difícil, ainda mais em um mundo em que é muito fácil que eles sejam determinados pelos algoritmos das redes sociais. Neste curso trabalharemos teoricamente o desenvolvimento do mundo interno, as ferramentas internas de manejo do mundo, tanto dos estudantes quanto dos participantes, de forma a fortalecer a autonomia. Também relacionaremos essas discussões com conceitos de Paulo Freire como curiosidade epistemológica, e com práticas de Iniciação Científica nas escolas de forma interdisciplinar. Ao fim, os participantes encerrarão o curso com um projeto de Iniciação Científica. 

Junho

Escrita, leitura e as estações do ano – uma articulação pedagógica a partir das 5 Sabedorias 

Ministrantes: Vanessa Francisco – pedagoga, professora e coordenadora pedagógica da Escola Caminho do Meio desde XXXX, ETC ETC e Isabella Azambuja – educadora de Língua Portuguesa da ECM e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS. 

Horário: (a ver)

Descrição: Diferentes gêneros textuais apresentam diferentes formas de se relacionar consigo e com os outros. Em uma visão profunda, eles evidenciam modos de visão e de prática que se relacionam com os ritmos da natureza nas estações do ano. Há textos mais intimistas, como o inverno, e textos mais expansivos, como o verão. Nesse curso estudaremos sobre as 5 Sabedorias budistas e como podemos traduzi-las pedagogicamente no estudo com textos em sala de aula, promovendo espaços para uma compreensão mais aprofundada dos gêneros trabalhados, relacionando com métodos de promoção da escrita. Ao final do curso, os participantes sairão com um projeto de incentivo à leitura e à escrita articulado com as estações do ano. 

Fique atenta às inscrições e mais informações nos próximos posts e em nossa página do Instagram! 🌟📲