Turmas 2024

(1º a 5º ano)

Como fazer a matrícula?

ENTRE EM CONTATO COM A ESCOLA

marcamos um encontro presencial ou online para nos conhecermos e apresentar nosso método de ensino

A matrícula é efetuada após o pagamento e assinatura do contrato.

Conheça nossa proposta

As atividades da escola, estão ancoradas em uma visão profunda de mundo e de sujeito.

Na Escola Caminho do Meio, a base da visão são as Cinco Sabedorias do Budismo Tibetano, são as cinco faces da liberdade e da compaixão fundamentais da nossa mente.

Elas se estruturam como os cinco eixos pedagógicos da escola que definem o ritmo escolar.

Atendemos crianças a partir dos 2 anos.

Estão confirmadas turmas de maternal (2 e 3 anos) e jardim (4 e 5 anos).

O horário das aulas é das 13h às 17h30-18h
Não oferecemos turno integral.
1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

O aluno deve ter 6 anos completos até 31/03/2023 para ingressar no 1º ano.

O horário das aulas é das 13h às 17h45.
Manual do Aluno
A lista de materiais para 2024 será divulgada em breve.

Durante o ano letivo há o custo das saídas pedagógicas e passeios.

Não adotamos uniforme.

Valores 2024

educação infantil
R$ 14.137,20 (R$1.087,48 + 12x R$ 1.087,48)
ensino fundamental
R$ 12.650,40 (R$ 973,11 + 12x R$ 973,11)

2 dependentes

(5% de desconto**)

3 ou + dependentes

(9% de desconto**)

** O DESCONTO É VÁLIDO PARA:

Irmãos (ou meio-irmãos), enteados e outros dependentes que residem dentro do mesmo núcleo familiar, dependentes de um mesmo responsável financeiro conforme declarado no IRPF.

Irmãos (ou meio-irmãos), enteados e outros dependentes que recebem pensão ou contribuições financeiras regulares de um mesmo responsável – mesmo residindo em núcleos familiares diferentes.

Esses descontos não são válidos para irmãos, meio-irmãos, enteados e outros parentes que residem dentro de núcleos familiares diferentes e são sustentados financeiramente por responsáveis diferentes.

Bolsa de Estudos

Os descontos oferecidos são destinados a famílias que possuem uma necessidade relevante.

Desconto Anuidade

Oferecemos descontos para antecipação de parcelas e de anuidade. Contate-nos pelo e-mail: ecmfinanceiro@gmail.com

Bolsa de estudos

As bolsas não são renovadas automaticamente de um ano para o outro. A cada rematrícula, é necessário fazer um novo pedido.

Todos que solicitam bolsa de estudos NÃO tem garantia de vaga reservada (mesmo no caso de rematrícula).

As bolsas não são sustentadas pela contribuição das outras famílias e nem por pelo poder público. Por isso, em primeiro lugar, a escola necessita prever a sua sustentabilidade antes de poder oferecer uma vaga para bolsista.

O Instituto Caminho do Meio não tem obrigação de conceder ou renovar bolsas. Nem tem obrigação de conceder um número mínimo de bolsas.

O Instituto Caminho do Meio não torna pública a análise de bolsas, pois envolve informações sensíveis ou sigilosas.

Como é verificada a concessão de um pedido de bolsa:

1. A gestão da escola verifica a ociosidade da vaga (improbabilidade de ser ocupada no ano letivo corrente ou no ano seguinte). Se não for ociosa, verifica-se o impacto financeiro da concessão de bolsa. Se os riscos forem aceitáveis, é feito o passo seguinte.
  2. A gestão da escola verifica eventuais necessidades do aluno, e se há condições de atendê-los com segurança. (Por exemplo, a escola não pode se comprometer em fornecer lanches, cobrir custos adicionais, oferecer atendimentos especializados extraordinários, etc.). Se a escola pode atender, então o pedido é passado à Comissão de Bolsas.
  3. A Comissão de Bolsas avalia se a família cumpriu compromissos anteriores com a escola ou a mantenedora. Também verifica se houve contribuições positivas em projetos do Instituto Caminho do Meio. Essas informações serão consideradas nos passos seguintes de análise do pedido.
  4. A Comissão de Bolsas avalia a consistência das informações oferecidas no pedido. Se houver inconsistências ou informações insuficientes, a comissão pode rejeitar definitivamente o pedido, ou solicitar mais documentos ou informações.
  5. No pedido de bolsa, a família deve informar o valor mensal com o qual pode contribuir. A Comissão de Bolsas avalia se essa proposta corresponde de maneira justa ao contexto financeiro apresentado. Depois, verifica se a contribuição equivale proporcionalmente a valores pagos por famílias de contextos similares. Por fim, investiga se a família tem potencial de formar uma rede de apoio financeiro, para que possa elevar a contribuição. Se houver não houver mérito no pedido, a comissão pode rejeitar definitivamente o pedido, ou preparar uma contraproposta. Se houver mérito, ou aceitação da contraproposta, a família será classificada para receber a bolsa, ou entrar na suplência.
  6. Se a análise for positiva em todos os passos acima, é feita uma ordenação entre todos as famílias que solicitam bolsa. Com base nessa ordem, a escola define quem recebe bolsa e quem fica na suplência.

Quem e por quanto tempo é feita a avaliação

A comissão é formada pela gestão da escola, diretoria da mantenedora e convidados. A análise de solicitação de bolsas pode demorar até três meses. Para quem solicitar até novembro, as análises serão concluídas até final de dezembro.