Mensagem de acolhimento

Com muita alegria, iniciamos mais um ano letivo na escola em 2024. Este período, em que todas estão chegando para um novo começo, é bastante conhecido nas escolas como momento de adaptação e requer uma atenção especial. Na Escola Caminho do Meio, entendemos esse momento como um processo amplo, melhor definido pela palavra acolhimento. A palavra acolher vem do latim colligere, e significa hospedar, abrigar, dar acolhida, atender, dar ouvido, e também juntar e reunir.

Na visão da Escola Caminho do Meio, o acolhimento é uma sabedoria profunda, a ser cultivada permanentemente – mas de maneira especial neste início de ano. Desenvolvendo a sabedoria do acolhimento, ou sabedoria do espelho, ganhamos uma qualidade de abertura que torna possível reconhecer aquilo que faz sentido dentro do mundo do outro, e dialogar com ele dentro daquilo que ele é capaz de entender, estabelecendo então um contato positivo, de forma significativa e produtiva.

É importante lembrar que esta sabedoria, representada pela cor azul, é inseparável das outras que compõem a visão da escola – as sabedorias da igualdade, investigativa, da causalidade e da transcendência. Por isso, desde o início, além de uma profunda abertura, é necessário também o estabelecimento de um fio norteador claro, para que as crianças possam se sentir seguras e confiantes, sendo recebidas em um ambiente amoroso e lúcido.

Nesse sentido, estruturamos uma chegada gradativa para organizar este momento e conferir a todos o cuidado necessário. Destacamos que este momento é especial não apenas para as crianças e famílias que estão chegando pela primeira vez, mas também para as que já estavam na escola. Por isso, é muito importante que todas as famílias estejam mais atentas e disponíveis nesse início.

Agradecemos a parceria e aspiramos que seja um início de ciclo de muitas aprendizagens para nós! Que essa experiência traga benefícios!

Com carinho,
Mandala Pedagógica.

Orientações para o acolhimento de seu filho

Educação Infantil

Todas as crianças da Educação Infantil são acolhidas através de um cronograma personalizado de adaptação. Se for o caso, a adaptação é adequada, e se necessário, ela pode vir a ser retomada.

Confira abaixo as orientações para as famílias e para crianças novas e “antigas”.

• É imprescindível que um familiar ou cuidador esteja disponível no período de adaptação. (Todas as crianças, inclusive os “antigos”, fazem adaptação.)
  • A família deve estar ciente que o processo de adaptação pode sofrer alterações. É importante planejar a disponibilidade de um cuidador caso a adaptação se estenda ou tenha que ser retomada.
  • É importante que a família esteja tranquila com a escola e processo de adaptação. Converse com a coordenação pedagógica ou  a educadora, se for o caso.
  • Antes de começar as aulas, a família receberá um cronograma de adaptação. Pedimos atenção aos horários, este cronograma é pensado de maneira a respeitar o ritmo de formação de vínculo da turma.

• Converse com sua filha/o sobre a escola e da alegria de começar em um novo lugar, com novos amigos, etc.

• Para as mães que amamentam, sugerimos que façam um exercício de “desmame” da tarde. A criança passará aquele período sem a mãe e sem mamar e isso será um acúmulo de experiências tanto para o filho como para a mãe.

Crianças que já estudam na escola também passam por um período de adaptação a cada início de ano letivo. Esse período serve tanto para a criança retornar bem, quanto para a turma como um todo formar seus vínculos. Antes de começar as aulas, a família receberá um cronograma de adaptação.

Ensino Fundamental

Todos os estudantes passam por um acolhimento, até mesmo os alunos mais velhos do Ensino Fundamental.

Confira abaixo as orientações para as famílias e para alunos novos e “antigos”.

• Providencie todos os itens da Lista de Materiais desde o primeiro dia.
  • Acompanhe sua filha/o diariamente: se interesse em saber como ele está ao ir e ao voltar da escola.
  • É importante que a família esteja tranquila com a escola. Converse com a coordenação pedagógica ou a educadora, se for o caso.
  • Para cada aluno novo na escola, é planejado um acolhimento. Se for necessário, é feito um cronograma de adaptação — alunos que ingressam por transferência sempre terão um cronograma de adaptação.
  • Converse com seu filho sobre a escola e da alegria de começar em um novo lugar, com novos amigos, etc.

• A confiança das famílias é fundamental; se você estiver com alguma dúvida, por gentileza, solicite na secretaria uma conversa com a educadora e/ ou a coordenação.

Alunos que já estudam na escola também recebem cuidados especiais a cada início de ano letivo.