Semear, Nutrir, Florescer

Reencantamento da Educação

A Escola Caminho do Meio oferece uma educação centrada na familiarização com o mundo interno e no desenvolvimento de tecnologias de si. Cultivamos uma prática de mãos, mente e coração, favorecendo as relações e os vínculos significativos, contextualizando as linguagens aprendidas na criatividade fundamental e imergindo-as em um bosque com uma profusão de seres.

Crianças, famílias, equipe, comunidade:
estamos todas aprendendo

Ritmo, Sentidos, Brincar

Nos seus primeiros anos, as crianças estão construindo os primeiros hábitos, formando seus órgãos e memórias sensoriais. O ambiente e o ritmo cotidiano permitem com que elas cultivem sua saúde e se sintam seguras e acolhidas, para que possam dar sentido ao mundo,  familiarizar-se com a natureza e digerir seus aprendizados através do brincar.

Para crianças a partir de dois anos.

Fundamental

Projetos, Autonomia, Arte

Nessa fase, a aprendizagem cognitiva é sistematizada através de projetos transdisciplinares, sustentados pela curiosidade e pelo interesse das/dos estudantes, desenvolvendo sua autonomia e capacidade investigativa. O ritmo de aprendizado compreende, além dos saberes, a educação emocional, as relações, as linguagens artísticas e a vivência com a natureza.

Para estudantes do primeiro ao nono ano.

Aprender em Comunidade

Rede, Escuta, Convivência

Quando uma criança entra na escola, a família dela é matriculada junto. As famílias compõem a rede de aprendizagem da Escola, se engajando ativamente através do ritmo de alimentação, dos projetos, das festas, dos mutirões, das formações abertas, dos encontros sociais e dos grupos de responsabilidade. Família e equipe pedagógica conversam continuamente para promover paisagens favoráveis às crianças.

Para famílias e responsáveis.

Como participar?

Se você está interessado em matricular novos estudantes, inscreva-se e entraremos em contato.

Se você deseja fazer parte de nossa equipe, inscreva-se para os próximos processos seletivos.

Se você gostaria de apoiar a escola, confira como fazer.

Quer saber mais?

Educar para a felicidade

Em 2008 o Instituto Caminho do Meio deu início a um projeto educacional, com enfoque no desenvolvimento de qualidades humanas e no estabelecimento de uma cultura de paz.

Proposta

Cinco Sabedorias

Segundo seu projeto pedagógico, a Escola Caminho do Meio tem seu trabalho ancorado nos eixos das Cinco Sabedorias, que definem o trabalho cotidiano e o plano anual.

Artigos

De tempos em tempos, publicamos artigos detalhando aspectos específicos da nossa pedagogia e do nosso calendário.

“Naturalmente, a escola precisa aprender as múltiplas linguagens, dentre elas, as próprias línguas faladas e escritas e a língua da geometria, da geografia, da história e da matemática. Mas essas várias linguagens elas não dão o norte, elas não substituem o sonho. Elas são instrumentos para a realização desse sonho.

Nós acreditamos que a escola tem esse poder. E nós buscamos cuidar de cada criança como das plantas que são irrigadas, que são protegidas, para que no futuro possam ter troncos sólidos e sejam generosas, e que produzam boas flores e bons frutos também.”

Lama Padma Samten