As Cinco Sabedorias na Escola Caminho do Meio

As Cinco Sabedorias estão dentre os principais eixos da escola. Elas determinam as orientações do ciclo do ano letivo, bem como orientam maneiras de desenvolver os conteúdos escolares e as relações humanas.

Cada um dos bimestres letivos é formado por uma sabedoria. Essa sabedoria é resumido um conceito-chave (princípio), ocorre sempre numa mesma estação do ano, tem um elemento que a representa e é composta por alguns eixo temáticos.

Antes de cada bimestre,
a Escola Caminho do Meio promove
uma formação as sabedorias.

Confira mais informações abaixo.

Sabedoria do Acolhimento (Espelho)

A percepção de que a realidade que vemos como externa espelha nosso mundo interno; e a capacidade de acolher o outro a partir do mundo dele.

Sabedoria da Igualdade (Generosidade)

O reconhecimento de que os seres, por serem inseparáveis, partilham a mesma base e a capacidade decorrente de se alegrar com a alegria do outro e de praticar a generosidade.

Sabedoria da Investigativa (Discriminativa)

O interesse em aprender como se constroem as visões e as experiências de mundo. Similar ao sentido convencional de ‘sabedoria’.

Sabedoria da Causalidade (Ação)

A compreensão de como as coisas se originam umas das outras para, assim, identificar as consequências das ações e a interdependência entre as diversas causas e condições – e com isso ser capaz de agir de forma adequada em cada situação.

Sabedoria da Transcendência

O reconhecimento de nossa liberdade natural que, assim como o céu, está além de todos os conteúdos e disposições internas.