Estar saudável
Na Escola Caminho do Meio, definimos o ritmo como o pulsar da vida. O ritmo é como respirar, a batida do coração, a jornada diária (desde o despertar até retornar ao sono profundo), a experiência das estações no corpo (verão-outono-inverno-primavera), etc.
Saúde é a vitalidade no ritmo. É muito mais do que prevenir e curar.
De qualquer maneira, aqui nessas orientações, vamos falar sobre prevenção, atendimento e cura.
Compromissos
1. Traga o atestado
quando o aluno faltar por doença.
- É dever da família fornecer atestado médico em caso de falta por doença. A falta é convertida em “falta justificada” e dá ao aluno oportunidade de cumprir atividades à distância e estudos compensatórios.
2. Traga um atestado de liberação
para o aluno retornar às aulas
- Após constatação doença contagiosa, é dever da família fornecer atestado médico de liberação para retorno às aulas.
- Em alguns casos, a escola pode solicitar atestado de liberação para realização de certas atividades escolares. Por exemplo: liberação para participar de atividades físicas após uma cirurgia.
3. Informe à escola sobre a saúde do aluno
- É dever da família informar à escola quanto a doença crônicas, tratamentos, terapias, alergias e outros pontos relacionados à saúde do aluno que possam fazer diferença no cotidiano escolar.
- Também é importante informar sobre formas de agir quando o aluno apresentar certos sintomas e eventuais cuidados que a escola necessita tomar.
4. A escola pode colaborar
com serviços de saúde
- A escola fornece parecer sobre o aluno para profissionais de saúde quando solicitado pela família.
- A escola tem interesse em colaborar com os serviços de saúde e está à disposição para conversar com os profissionais de saúde que tratam o aluno.
- A escola pode administrar medicamentos, desde que haja atestado médico orientando e a escola tenha condições seguras para tal.
Piolhos
1. Examine os cabelos dos alunos
- Os professores estão atentos a sinais de pediculose (piolhos) em aula. E podem enviar avisos às famílias quando for o caso.
- Nos períodos em que for constatado algum aluno com piolho, solicita-se que as famílias examinem o cabelo de seus filhos diariamente.
2. Se houver infestação,
não venha à aula e trate.
- Alunos da Educação Infantil NÃO devem frequentar a aula quando estiverem com contaminação generalizada de pediculose (piolhos).
- É dever da família aplicar um tratamento efetivo.
- Seja qual for o tratamento, é necessário passar pente fino no cabelo diariamente até confirmar o fim da contaminação.
Febres, viroses e mal estar
1. Se já houver sintomas em casa...
- Se o aluno teve algum mal estar antes da aula, a família deve verificar que os sintomas são leves ou passageiros antes de trazer o aluno para a aula.
- Alunos com febre, dores fortes ou constantes, náuseas ou com doenças contagiosas não devem vir à aula.
2. Quando houver sintomas na escola...
- Quando o aluno manifestar febre, dores fortes, náuseas, mal estar ou suspeitas de doenças contagiosas, a família será chamada para levá-lo para casa.
- Caso a família demore mais de uma hora para chegar e o aluno esteja com dor aguda, febre muto alta ou mal estar muito forte, a escola pode medicar com paracetamol (caso haja esse medicamento esteja disponível na escola). A familia pode solicitar que este medicamento não seja usado.
Acidentes
1. Se acontecer um acidente na escola...
- Em caso de sangramento e batida, a escola tomará medidas imediatas de higienização e curativo. Isso não dispensa que a família revise o machucado e procure orientação médica.
- Em caso de batida na cabeça, tórax, costas ou abdômen, o aluno será mantido sob observação.
- Conforme a gravidade do acidente, a família será chamada para levar a criança para casa ou serviço de saúde.
2. Em caso de pronto socorro...
- A escola não tem serviço de ambulância, nem convênio para atendimento médico.
- Em caso de necessidade de atendimento imediato, a família será chamada.
- Apenas em casos extremos, a escola providenciará transporte para pronto atendimento. Nesse caso, a família deverá ir ao local para encontrar e assumir o caso.
- A escola pode providenciar cópia da certidão de nascimento ou documento de identidade para levar ao local de pronto atendimento.