Orientações sobre como vestir-se
e o que trazer para a escola
Ao orientar as famílias sobre como o aluno deve vir vestido e o que pode trazer para a escola, pede-se que se tenha atenção ao bem estar e o respeito à filosofia da escola.
Valorizamos aquilo que favorece a saúde física, emocional e mental, relações positivas, a criatividade e a Cultura de Paz.
No entanto, todos nós sofremos uma tensão: o circuito comercial leva em muitos casos ao uso de produtos que tendem ao individualismo, competição conflituosa, dependência do consumo e violência.
Por isso, escola e famílias necessitam estar atento aos cuidados de bos práticas na formação das crianças e adolescentes.
Paisagem
Paisagem
Na Escola Caminho do Meio, usamos um conceito particular de ‘paisagem’.
Imaginemos, por exemplo, uma pracinha. Ela por si só já forma um cenário de espaço infantil. A paisagem não é formada apenas por aquilo que está ali, mas também pela maneira como a pessoa enxerga.
Um adulto pode ver ali uma paisagem de desenvolvimento saudável, pois favorece as brincadeiras ao ar livre. Outro adulto, pode ver a paisagem de um local perigoso por achar os brinquedos inseguros.
E, nas brincadeiras, a paisagem se manifesta de maneira ainda mais evidente. Uma criança pode ver no escorregador a torre de um castelo, e um montinho de areia pode ser uma montanha maior ainda.
Entender que nos relacionamos com o mundo e com os outros através de paisagens nos ajuda a tomar escolhas mais conscientes.
Quando algumas crianças formam um clubinho, na Escola Caminho do Meio sempre conduzimos para que ele não seja fechado. Assim, na paisagem das crianças, abre-se um espaço para que qualquer colega possa ocupar.
Quando uma criança veste uma fantasia de super-herói (convencional dos quadrinhos), ela se coloca no lugar de um personagem que tensiona os conflitos até terminar com violência.
Com que roupa ir para a escola?
Roupas para o pátio
A escola está inserida em um bosque, no qual os alunos brincam diariamente. Recomenamos roupas que:
- facilitem o movimento (correr, pular, agachar-se, subir em árvore, etc),
- adequadas para brincar com terra, folhas e plantas.
Roupas para o clima
O clima da região às vezes pode ser exigente. Recomendamos que:
- as roupas protejam bem contra a umidade nos dias mais frios ou úmidos,
- traga-se um agasalho na mochila nos períodos suscetíveis a mudanças de clima (chuvas repentinas ou troca de temperaturas).
Calçados
Sobre o calçado de dentro:
- deve proteger bem contra o frio e umidade, conforme o clima do período,
- não pode ser usado fora da sala.
Sobre o calçado de fora:
- recomenda-se o uso de calçado fechado ou firme, para dar firmeza e segurança às brincadeiras ao ar livre.
Sem mídia, nem violência
Para oferecer uma paisagem de acordo com a filosofia da escola, as roupas:
- não podem conter imagens de violência,
- não podem estampar personagens de paisagens violentas (super-heróis, por exemplo),
- não podem conter marcas ou símbolos que remetam a paisagens de violência.
Além disso, solicitamos que as roupas também:
- não estampem personagens, cenários ou marcas comerciais da grande mídia.
- não estimulem o consumo,
- não estimulem comparação entre quem tem e quem não tem.
Fantasias
A Escola Caminho do Meio estimula que a criança e as famílias criem fantasias, sem necessidade de consumir mais para criar uma brincadeira.
Sim, estimulamos a criatividade, dentro de nosso perspectiva de Cultura de Paz. Por isso:
- não é permitido o uso de fantasias que caracterizem personagens comerciais definidos (da TV, cinema, revistas, internet, etc),
- não é permitido o uso de fantasias que remetam a paisagens de violência.
Roupas adequadas
A vestimenta deve ser adequada conforme a ocasião.
A roupa para a escola não é a mesma roupa de certas festa, por exemplo.
Para educação física, deve-se usar roupas conforme as atividades que vem sendo desenvolvidas.
Brinquedos e eletrônicos
Dia do brinquedo livre
Dentro da proposta de brincar livre, a Escola Caminho do Meio, já fornece brinquedos e recursos para o brincar, sem necessidade que as crianças tragam de casa seus brinquedos. Aliás, a exploração dos recursos do ambiente para o brincar está dentro da proposta da escola. Mesmo assim, em alguns momentos proporcionamos o dia do brinquedo livre. Por isso, estabelecemos que:
- as crianças podem trazer um brinquedo apenas nos dias combinados com a professora.
Brinquedos adequados
Os brinquedos devem ser adequados com a proposta da escola. Portanto:
- não podem remeter a paisagens de violência ou conflito,
- não podem estimular o consumo,
- não podem estimular a comparação entre quem tem e quem não tem.
Priorizamos brinquedos mais artesanais, de madeira ou de tecido. E valorizamos aqueles que proporcionam oportunidades para a criatividade e convívio.
Celulares e eletrônicos
Não e permitido o uso de celulares e outros eletrônicos desde a entrada até à saída da escola, exceto quando combinado com algum dos educadores.
Objeto de transição
Algumas crianças da Educação Infantil usam um objeto de transição como recurso para se adaptarem à escola. É aquele caso da criança que se apega a uma boneca, um paninho, um livro ou outro objeto de casa para ir à escola. Isso é normal.
Esse objeto tem a função de garantir uma sensação de segurança, para que o aluno consiga deixar o ambiente familiar para fazer a sua jornada pela escola. É como segurar-se com para pisar em uma ambiente novo, mesmo quando se sabe que o chão é seguro.
O que fazer?
- Se o objeto de transição estiver de acordo com a proposta da escola, pode ser trazido para a aula. Em geral, a professora guardará o objeto na mochila do aluno durante a aula.
- Não estimule, nem lembre ela de recorrer a esse objeto. Deixe essa situação transcorrer naturalmente.
- Se houver algo inadequado nessa situação, a família será chamada a conversar.