Educar para a felicidade

A Escola Caminho do Meio funciona desde 2008 dentro da Aldeia CEBB Caminho do Meio, na cidade de Viamão, RS. Sua abordagem pedagógica é centrada no cultivo do mundo interno, no favorecimento de relações e na integração com a natureza.

Favorecendo o universo daquilo que faz sentido para cada criança e adolescente, trabalhamos com o brincar e a criatividade, a arte e as diferentes linguagens, o aprendizado por projetos — cultivando uma educação de mente, coração, mãos e corpo inteiro. A escola, imersa em uma comunidade e em um bosque, trabalha com turmas reduzidas e uma equipe integrada e em constante formação.

De onde viemos

A Escola Caminho do Meio nasceu a partir do sonho de Lama Padma Samten, dentro da comunidade budista e ao lado do templo do Centro de Estudos Budistas Bodisatva. Buscando traduzir essa base espiritual de forma não-religiosa, a Escola visa, desde a primeira infância, o contato de cada criança com suas dimensões mais profundas e, com isso, uma relação com o mundo que seja saudável, interessada, criativa e transformadora.

Assim, a Escola surgiu em 16 de março de 2008, como um projeto voltado à primeira infância e desde então vem crescendo com seus primeiros alunos, atendendo hoje a Educação Infantil e o Ensino Fundamental – até o 8º ano. Ela é mantida pelo Instituto Caminho do Meio, como parte de seu eixo ‘Educação para a Felicidade’, e sustentada pela contribuição e participação da comunidade escolar e do CEBB.

Educar para o Mundo Interno

A Escola oferece uma educação centrada na familiarização com o mundo interno e no desenvolvimento de tecnologias de si. Para isso, o eixo pedagógico são as Cinco Sabedorias descritas pelo budismo tibetano, traduzidas no contexto escolar como Educação a partir do Mundo Interno, Educação por Inteiro, Diversidade e Vida em Rede, Aprendizado Contextualizado e Ambiente Vivo. Como resultado, temos uma proposta pedagógica que respeita os ciclos de seus alunos, valoriza o ritmo, o brincar, a autonomia, a arte e o aprendizado de diferentes habilidades e linguagens que não substituam, mas sirvam como braços para a capacidade fundamental de criar e sonhar.

Crianças pulando corda

A Escola em um Bosque

A Escola fica aninhada em um bosque de 6.000 m², plantado pelos passarinhos e habitado por muitos seres rastejantes, voadores e senhoras imensas que oferecem sombra e braços para as crianças brincarem. Os ciclos da natureza são vivenciados no cotidiano e a consciência de uma vida sustentável acontece naturalmente. Esse espaço de chão irregular, raízes expostas e folhas dançantes é o palco diário para que cada pessoa, pequena ou grande, possa se manifestar cercada pela natureza, que é também elas mesmas.

A Comunidade e as Relações

Aprendemos bem quando aprendemos juntos. A partir dessa visão, a Escola se articula como uma comunidade de aprendizado dentro de uma rede mais ampla de interdependências. Assim, quando uma criança entra na escola, a família dela é matriculada junto. Todos os que cuidam das crianças – famílias, responsáveis, professores e a comunidade do CEBB – participam ativamente do cuidado com o bosque, das festas e mutirões, dos encontros e do convívio cotidiano. Além disso, a escola se articula constantemente com outras escolas, movimentos e organizações que contribuem para criar um ambiente dinâmico e que valoriza a complementariedade dos diversos saberes.

Quer entender mais a fundo como tudo isso se articula? Então leia sobre a nossa proposta pedagógica.