Educação imersa em um bosque,
com uma profusão de seres.

Ritmo, Sentidos, Brincar.

Nos seus primeiros anos, as crianças estão construindo os primeiros hábitos, formando seus órgãos e memórias sensoriais. O ambiente e o ritmo cotidiano permitem com que elas cultivem sua saúde e se sintam seguras e acolhidas, para que possam dar sentido ao mundo, familiarizar-se com a natureza e digerir seus aprendizados através do brincar. Para crianças a partir de dois anos.

Rede, Escuta, Convivência

Quando uma criança entra na escola, a família dela é matriculada junto. As famílias compõem a rede de aprendizagem da Escola, se engajando ativamente através do ritmo de alimentação, dos projetos, das festas, dos mutirões, das formações abertas, dos encontros sociais e dos grupos de responsabilidade. Família e equipe pedagógica conversam continuamente para promover paisagens favoráveis às crianças. Para famílias e responsáveis.

Ensino Fundamental I

Projetos, Autonomia, Arte

Nessa fase, a aprendizagem cognitiva é sistematizada através de projetos transdisciplinares, sustentados pela curiosidade e pelo interesse das/dos estudantes, desenvolvendo sua autonomia e capacidade investigativa. O ritmo de aprendizado compreende, além dos saberes, a educação emocional, as relações, as linguagens artísticas e a vivência com a natureza. Para estudantes do primeiro ao nono ano.

Ritmo, Sentidos, Brincar.

Ensino Fundamental I

Projetos, Autonomia, Arte

Rede, Escuta, Convivência.

Aprender habilidades sem perder o sonho

Cultivo do mundo interno

Favorecimento de relações

As Cinco Sabedorias

Integração com a natureza

Aprender habilidades sem perder o sonho

Cultivo do mundo interno

Favorecimento de relações

As Cinco Sabedorias

Integração com a natureza

Semear, Nutrir, Florescer

Reencantamento da Educação

A Escola Caminho do Meio oferece uma educação centrada na familiarização com o mundo interno e no desenvolvimento de tecnologias de si. Cultivamos uma prática de mãos, mente e coração, favorecendo as relações e os vínculos significativos, contextualizando as linguagens aprendidas na criatividade fundamental e imergindo-as em um bosque com uma profusão de seres.

“Nós buscamos cuidar de cada criança como das plantas que são irrigadas, que são protegidas, para que no futuro possam ter troncos sólidos e sejam generosas, e que produzam boas flores e bons frutos também.”
Lama Padma Samten
Fundador da Escola Caminho do Meio

A Escola é
um projeto do
Instituto Caminho do Meio.