A Escola Caminho do Meio de Ensino Fundamental oferece uma educação abrangente com um currículo diversificado, contemplando as habilidades escolares através de projetos interdisciplinares, integrados ao desenvolvimento emocional, físico, artístico e ambiental das crianças. Buscamos proporcionar um aprendizado vivencial, participativo e alinhado a uma visão mais humana da ciência, aproximando conhecimento e ética, saberes globais e locais, aspectos teóricos e práticos.

Na Escola Caminho do Meio, as crianças não se dividem em séries, mas ciclos de formação. A noção de ciclo é a recomendada hoje em dia, por corresponder melhor aos ritmos e processos de aprendizagem da criança, prevendo avanços em competências específicas dentro de perspectivas maiores. A adoção de Ciclos tende a evitar as frequentes rupturas, ou excessiva fragmentação do percurso escolar, o que assegura uma continuidade do processo educativo. Dessa maneira, os professores conseguem adaptar a ação pedagógica aos diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos sem, no entanto, perder a noção das exigências referentes a cada período.

O Ensino Fundamental da Escola Caminho do Meio foi aberto em 2014; desde então, as turmas vem progredindo ano a ano, com o objetivo de completar todo o ensino fundamental. Em 2019, a escola estará atendendo alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental. Está em estudo a abertura de uma turma de 7º ano. Assim, em 2020, haverá uma turma de 7º ano (ou de 8º); em 2021, haverá uma turma de 8º ano (ou de 9º); e, a partir de 2021, é certo que a escola oferecerá o Ensino Fundamental completo.

O Primeiro Ciclo (1°, 2° e 3° anos, de 6 a 8 anos de idade) é uma transição entre a educação infantil e o ensino fundamental, com ênfase no processo de alfabetização (linguística, matemática e artística).  Esse processo se dá dentro de uma perspectiva integral de desenvolvimento físico, afetivo, psicológico, intelectual e social, em um trabalho conjunto com a família e a comunidade.

O Segundo Ciclo (4° e 5°° anos, de 9 e 10 anos de idade) tem o caráter de aprofundamento das habilidades de linguagem, matemática e artes iniciadas no ciclo anterior, com uma expansão na compreensão científica, cultural e geo-político-histórica.

O Terceiro Ciclo (6º e 7º ano, de 11 e 12 anos de idade) é o início dos anos finais do Ensino Fundamental ao mesmo tempo em que os alunos estão ingressando na adolescência. Os alunos já adquiram autonomia, aptidões e bases de conhecimento para desenvolver projetos mais complexos, detalhados e abrangentes. Será o início de uma sistematização dos conteúdos escolares, em conjunto com uma ressignificação do autoconhecimento, respeito ao outro e crescimento coletivo.

O Quarto Ciclo (8º e 9º anos, de 13 e 14 anos de idade) será oferecido a partir de 2020 ou 2021.

Em todos os ciclos, há uma ênfase especial na educação emocional (com práticas de auto-observação e meditação), artística (com atividades de música e de artes manuais permeando todo o currículo) e ambiental (com práticas agroecológicas).

 

 

Pela manhã, a escola oferece ainda, para as crianças de 6 a 12, anos as Manhãs Criativas. Conheça mais aqui.

Um comentário sobre “ENSINO FUNDAMENTAL

  1. Gostaria de receber informaçoes , pois tenho um filho que esta no terceiro ano do ensino fundamental , e gostaria de encontrar uma escola para ele terminar o ensino fundanental. Gostaria de receber informaçoes sobre valores também . obrigado

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s