Contemplação da Sabedoria da Causalidade na ECM

Nessa semana, estamos iniciando o Bimestre Verde na Escola Caminho do Meio (ECM). O eixo temático principal é o da Sabedoria da Causalidade. O tema é inspirado pelo significado do Buda Verde Amoghasiddhi (a foto da postagem retrata uma das imagens no pátio da escola). Os professores contemplam esse conteúdo para trabalhar nas aulas em forma de cultura (e não de religião).

Abaixo, compartilhamos o trecho do material utilizado na formação dos professores, que ilustra uma relação do tema com os conteúdos escolares.

 

 

CONTEMPLAÇÃO DA SABEDORIA DA CAUSALIDADE (*)

Carolina Senna

Na natureza, podemos observar que fenômenos que guardam um potencial em si mesmos precisam de causas e condições para eclodir: é o caso das sementes, que necessitam de condições favoráveis de umidade, temperatura, luz e oxigênio para germinar. Várias sementes necessitam de um processo conhecido como “quebra de dormência”, ou seja, uma sequência de fenômenos que possibilitem que ela brote no momento mais adequado, e aproveitando as circunstâncias do local.

Segundo o IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, cerca de dois terços das espécies arbóreas nos diferentes climas florestais brasileiros apresentam algum tipo de dormência, “processo caracterizado pelo atraso da germinação, quando as sementes, mesmo em condições favoráveis, não germinam”. Esse fenômeno evidencia a interdependência entre a espécie e as condições ambientais em que ela se reproduz, uma adaptação para poderem germinar na estação mais propícia ao seu desenvolvimento.

Portanto, quando os estudiosos tentam fazer a germinação fora do ambiente natural da floresta, surge a necessidade de entender como as espécies superam o estado de dormência em condições naturais. Por isso investigam a cadeia causal de acontecimentos à qual as sementes estariam submetidas em seu ambiente natural. (…)

Contemplando processos como esse, podemos perceber a profundidade da interdependência e a riqueza da teia causal na qual dançam os fenômenos à nossa volta. Esse conhecimento, que está presente na investigação científica, é capaz de reencantar nossa percepção da realidade à nossa volta como um ambiente vivo, dinâmico e fascinante, onde tudo está em constante movimento e em relações de troca e transformação

No exemplo da quebra de dormência das sementes, percebemos também que entender a causalidade nos processos permite que nos relacionemos de forma mais íntima com os fenômenos ao nosso redor. Por isso entender causalidade pode ser um fator tão importante no estudo dos diversos conteúdos escolares, desde as ciências naturais às ciências humanas, o estudo de como surgiram as estruturas sociais e as diversas formas de tecnologia e como elas operam.

(*) Trecho de polígrafo de formação de Professores do Instituto Caminho do Meio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s