Grupo Vajra no mundo encantado das plantas

Durante o bimestre verde enfatizamos a sabedoria da causalidade, representada pelo Buda Amogasiddhi. Momento em que observamos com atenção as causas e efeitos da ação humana na natureza.

O Grupo Vajra pesquisou as formas de vida presentes no bosque da escola, examinando cada detalhe com lupa e registrando tudo em suas pranchetas de pesquisa. Verdadeiros cientistas.

Uma das crianças trouxe para a escola duas mudas oferecidas por seu avô, enfatizando que uma gosta de sol e outra prefere uma sombrinha. As crianças plantaram as mudas utilizando procedimentos elencados por elas mesmas em uma roda de conversa, partindo de seus próprios conhecimentos prévios.

Depois de colocarem cuidadosamente a muda em seu berço, cantaram pra ela:

No momento do registro da plantação, as crianças puderam ampliar suas hipóteses alfabéticas,  desenvolver a escrita e se familiarizar com um novo gênero textual.

Na aula de Artes Manuais fizeram brinquedos utilizando diversos materiais, inclusive os que eles mesmos coletaram no bosque.

Perguntadas sobre como e onde poderíamos aprender mais sobre as plantas, as crianças citaram, entre outras fontes, os livros. Então, trouxeram de casa livros sobre plantas e pesquisaram neles.

As crianças do Jardim de Infância germinaram sementes de girassóis e trouxeram para plantar no pequeno canteiro construído pelo Grupo Vajra. Foi uma linda integração.

Para finalizar esse ciclo, os pequenos cientistas fizeram seu primeiro trabalho de campo externo no Jardim Botânico de Porto Alegre.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s