Carta de agradecimento | 2016

Queridos amigos da Escola Caminho do Meio,
já está chegando o final do ano, e é momento de agradecermos a todos pelo suporte precioso oferecido à nossa escola, bem como à nossa escola irmã, o CEDIN. Neste ano, os recursos doados apoiaram significativamente a nossa escola, desde a compra de materiais pedagógicos, o pagamento da equipe e melhorias nas nossas instalações e infraestrutura; no CEDIN, as doações viabilizaram o trabalho da equipe, melhorias no espaço que atende as crianças, a compra de alimentos, equipamentos e materiais pedagógicos.
Nossas iniciativas têm avançado com o apoio da sanga! A ECM, que começou com três crianças em 2008, atendeu este ano 48 crianças, e no próximo ano acolheremos 65! Temos crescido a cada ano.
Um grande destaque em nossa escola é a equipe, motivada, brilhante, amorosa e hábil. As pessoas de todo o Brasil que vieram participar da II Vivência na ECM, em julho deste ano, destacaram esse ponto como muito especial: o brilho no olho e a conexão entre todos os integrantes da equipe. Isso é a base de um processo pedagógico voltado para a felicidade: que os professores estejam com os olhos brilhando, atuando a partir de seus próprios corações.

Assim, certamente também as crianças têm se desenvolvido com um brilho especial. O grupo formado pelas crianças que estão na escola há mais tempo, que são também os mais velhos, nos emocionou muito na última festa da escola – a da primavera – com sua habilidade, integração, segurança e um eixo interno bastante impressionante em cada um. Eles não são exceção. Para nós, esse é o termômetro mais precioso: o desenvolvimento das próprias crianças, em conjunto; sua alegria a cada dia, a forma como têm se relacionado umas com as outras e sua conexão com a escola, os espaços, a natureza e a equipe.

Temos o desafio de aprofundar ainda mais nossa proximidade com as famílias, ampliando os espaços de colaboração, ampliando a mandala. Por exemplo, neste ano, nossa relação com o pátio da escola teve vários avanços a  partir da conexão com as famílias. Grande e muito arborizado, nosso pátio é precioso: um laboratório científico vivo bem diante de nós. Com a parceria das famílias e participação ativa das crianças, realizamos mutirões, fizemos manejos de segurança, construímos canteiros, plantamos babatas yacon, carás da terra e outros alimentos. Assim, vamos nos aproximando do horizonte de escola aldeia, aspirado pelo Lama e por cada um de nós. Equipe, crianças, famílias – todos mestres, todos aprendizes – e o conjunto maior dos amigos e colaboradores seguindo junto conosco.
Neste ano também tivemos a iniciativa de ampliar o alcance da escola por meio do oferecimento de cursos abertos ao público externo. Foram três cursos ao longo do ano, abordando de forma vivencial temas preciosos da metodologia pedagógica da escola. Também neste ano alteramos nosso formato de mailing informativo, na intenção de enviar notícias regularmente aos colaboradores, amigos e interessados na escola de uma forma mais acessível e eficiente.
Tendo o desafio de crescer uma turma por ano, e com a intenção de aprimorar e fortalecer cada vez mais o método pedagógico da escola para benefício das crianças, ainda temos muito trabalho pela frente. Por isso, agradecemos imensamente a disposição de cada um que possa colaborar com esse projeto tão pulsante e vivo que é a Escola Caminho do Meio.
Agradeço em nome da equipe e em nome de cada criança que faz parte desse sonho realizado a tantas mãos, dia após dia.
Com carinho,
Carolina Senna
Diretora da Escola Caminho do Meio
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s