Sabedoria da Igualdade

No Segundo Bimestre, segundo o Plano Anual da Escola, trabalhamos a Sabedoria da Igualdade. Por meio dela, surge a habilidade de tirar o foco de nós mesmos e praticar a generosidade, oferecendo benefícios aos outros, identificando neles qualidades positivas e podendo irrigá-las.

Qualquer ação que seja para o outro ajuda a trabalhar esta sabedoria. Conseguimos ver além de nós mesmos e encontramos uma forma de olhar os outros sem diferença ou exclusão. Entendemos que todos temos a mesma natureza livre e luminosa, mesmo nos expressando de formas diferentes.

Aconteceu
I Mutirão Agroecológico

No dia 2 de abril tivemos nosso primeiro mutirão agroecológico na Escola. Orientados pelo professor Mateus, as famílias e a equipe presentes brincaram, aprenderam, mexeram na terra e trouxeram boas pegadas no bosque da escola.  Não perca o próximo!

Formação da Equipe

A equipe se reuniu no sábado dia 9 de abril para a formação sobre a Sabedoria da Igualdade. Leituras sobre os elementos, estudo em grupos, ouvir, falar,  silenciar e brincar…

Alimento para todos nós!

 

Curso da ECM no CEBB

Nos dias 21, 22 e 23 de abril, os professores Carolina Senna e Fernando Bilhar ofereceram um curso de educação baseado no referencial pedagógico da ECM. Teve, também, a participação da professora Amanda Senna com suas brincadeiras e jogos! Foram dias de muita diversão e lindas trocas entre todos que participaram!

A ECM tem mais dois cursos agendados ainda para este ano :]

Visita à UFRGS

As professoras Josiane, Moiara,  Vanessa e Vinícius estiveram na UFRGS para conhecer o Projeto UVAIA dos estudantes de agronomia. Os alunos desenvolveram um sistema agroflorestal dentro da Universidade.  Essa parceria ainda vai render mais trocas e encontros!  Gratidão!

Encontro das turmas

A sabedoria do Buda Amarelo é  a Igualdade e nos ensina também a se alegrar com a alegria do outro. Desabrochando o outono e a capacidade de regar a qualidade de cada um,  às sextas-feiras todas as crianças da escola brincam juntas por um tempo.

Na última sexta, o jardim acolheu a todos e foi lindo presenciar o cuidado e amizade das crianças entre 2 e 11 anos se alegrando e brincando juntas! Grande Encontro!

Maternal – professoras Cintia e Josiane

Mês de abril, um mês de contrastes. O outono tenta se estabelecer, ventos, chuvas e muito calor de verão, findando com friozinho e vento invernal. Entramos no bimestre amarelo, a sabedoria da igualdade. As crianças exploraram o espaço da sala nos dias chuvosos, criando histórias, personagens, saindo a viajar com mochilas cheias, construindo torres e garagens, cozinhando tapiocas e bolos de aniversário, cantando parabéns a você. Na rua, muito calor, buscamos a sombra. Brinquedos na areia, pés descalços, roupas leves. Na última quinzena já colhemos algumas bergamotas docinhas, comendo direto do pé. O frio chegou e o passeio é para achar um sol quentinho ou então, ficamos na sala aconchegados e protegidos do vento que canta lá fora.

(maternal) Imagem1

Maternal – professores Angela e Guilherme

O verão acabou, o outono chegou, nossas tardes estão em tons de amarelo, laranja , ocre e marrom, as folhas caídas e a voar, fazem crac no chão, criando um tapete dourado ao pisar.

Todos juntos em direção às bergamoteiras e laranjeiras para um saboroso fruto compartilhar, sentindo o calorzinho do sol a nos abraçar!

(maternal 2) Imagem1

Jardim – professores Tatiana e Fernando

No mês de abril, nas terças-feiras, o grupo do Jardim iniciou uma parceria com o grupo do maternal e acolhe a turma da professora Angela e do Guilherme: Dora, Santiago, Lucas, Noa, Sofia e Guadua.

São momentos de muita alegria e de trocas muito especiais. Os dois grupos se beneficiam! Estes encontros serão mantidos até o final do ano.

(jardim) Imagem1

Grupo Buda – professores Moiara e Erick

Em abril as crianças do grupo Buda saíram para uma caminhada em busca das plantas medicinais que poderiam ajudá-los na dor de garganta e nos machucados como arranhões e hematomas. Descobriram a arnica do mato e a tansagem. Foi uma tarde de aventura e no retorno à sala fizeram chá e puderam experimentar os efeitos das duas plantas.

Grupo Lótus – professora Vanessa

O Grupo Lótus recebeu o professor Mateus para orientar a instalação da nova composteira da escola. Feita com telas e montada no mutirão,  as crianças escolheram um lugar sombreado e visível para que muitas famílias pudessem acompanhar esse sistema para a decomposição de material orgânico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s