Sabedoria do Acolhimento

Na visão da Escola Caminho do Meio, o acolhimento é uma sabedoria a ser cultivada sempre, de maneira especial neste primeiro bimestre do ano. Desenvolvendo a Sabedoria do Acolhimento, também chamada de Sabedoria do Espelho, ganhamos uma qualidade de abertura que torna possível reconhecer aquilo que faz sentido dentro do mundo do outro e dialogar com ele dentro daquilo que ele é capaz de entender, estabelecendo contato positivo de forma significativa.

Aconteceu:
Formação Waldorf

Na semana de 30 de janeiro a 5 de fevereiro aconteceu mais um módulo de aprofundamento na pedagogia Waldorf cursado pelas professoras Tatiana Klein e Cíntia Miró. Foram quatro os temas estudados: “Brincar e o desenvolvimento dos sentidos”, onde entraram questões como, por exemplo, a sobrecarga de imagens e estímulos; “O trabalho prático do Jardim” (ex: fazer o pão, limpar a sala, lavar e passar roupas e panos) e a sua relação com os processos vitais na criança; o instigante tema “Seres elementares” e, como prática de manualidade, “Bonecos de teatro”. Dias de intenso estudo e trabalho nos três turnos, além de questões a serem contempladas antes de dormir para preparar o sono e os sonhos e também propostas de observações internas e do nosso entorno. Aprofundamento e beleza nas vinte e quatro horas do dia.

Inspirados na Escola Caminho do Meio

Em São Leopoldo  surgiu uma escola inspirada na Escola Caminho do Meio. A equipe está desenvolvendo a experiência de formação e consultoria, na qual, cada um compartilha um pouco dos seus saberes e experiências que na composição são a essência da nossa escola.

Em janeiro a professora  Carol Senna  e o professor Fernando estiveram durante uma semana intensiva com a equipe  da Escola Criança Florescer.

Formação em Permacultura

Em janeiro aconteceu uma formação em Permacultura para a equipe da escola, com o professor Mateus (pai da Serena do maternal). A mandala agroecológica do CEBB e algumas professoras do CEDIN também participaram dessa semana intensa e vibrante.

A formação em permacultura seguirá ao longo do ano e já está previsto no calendário 2 Mutirões Agroecológicos, com a participação de toda comunidade e famílias para colocar a mão na terra. Viva!

Formação da Equipe

Desde janeiro a equipe da Escola Caminho do Meio retornou aos trabalhos para estudos, reuniões e preparações para o retorno das crianças.

Além de pinturas, limpezas, organização dos espaços, tivemos encontros para o estudo das 5 Sabedorias, eixo metodológico da Escola, tivemos oficina de contação de história e introdução à prática de Comunicação Não-Violenta.

Tivemos também nosso encontro para celebrar um novo ciclo: cantar, dançar, brincar, ler poema, confraternizar porque estar na Escola é uma grande festa para todos nós!

Encontros com as famílias

A primeira conversa do ano aconteceu na semana que antecedeu as aulas. O reencontro e novo encontro para compartilhar e seguir na construção de uma cultura de parceria família-escola.

Voltamos!

O retorno das crianças para a escola foi de muita alegria, o clima dos primeiros dias em fevereiro foram de muita leveza e brincadeira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s