Alegria do Brincar

No mês das crianças, fazemos votos de que a alegria faça cada vez mais parte da educação e do cotidiano de todos nós, crianças ou adultos, em toda parte.

Compartilhamos aqui, no mandala escola, esse video que a Escola Caminho do Meio ganhou de presente dos amigos da TrintaS Produtora. O video foi realizado a partir da Festa Julina da escola em 2015, e reúne uma reflexão coletiva sobre o tema do brincar, um dos elementos mais importantes par o desenvolvimento da criança. O estado interno do brincar é também um elemento importante para a saúde e equilíbrio do adulto, como nos lembra o Lama Padma Samten.

Além disso, brincar é um direito inalienável e uma expressão própria da infância, como têm ressaltado vários movimentos de respeito à infância – tais como a Aliança pela infância e o Instituto Alana e o Instituto Brincante. O importante é preservar para as crianças espaço e tempo que possibilitem um brincar de qualidade, como expressão interior e autônoma da criança, e livre de consumismo.

Na Escola Caminho do Meio, olhamos esse tema de forma associada a uma visão integral de educação, que proporcione um desenvolvimento não apenas intelectual, mas pleno – incluindo o aspectos emocionais, sociais e espirituais do ser humano. Também reconhecemos como o contato com a natureza e a qualidade nas relações interpessoais são imprescindíveis para proporcionar esse brincar de qualidade.

O video abaixo é resultado desse ambiente, e pode ser acessado diretamente neste post ou clicando aqui. Gratidão a todos que apoiam esta iniciativa e outras semelhantes também.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s