Sabedoria da Causalidade: a ciência e a questão ambiental

A equipe da Escola Caminho do Meio esteve reunida no dia 22 de agosto para seu encontro de formação. Pela manhã, todos puderam participar da aula de abertura do curso “Diálogos entre Oriente e Ocidente”, na PUC/RS, que teve sua aula inaugural com palestra do Lama Padma Samten. O Lama traçou uma reflexão sobre o papel do mundo interno nas artes e na ciência, e como a visão budista pode enriquecer esses referenciais.

No período da tarde, a equipe seguiu sua formação enfocando a Sabedoria da Causalidade, que é o eixo do projeto geral da escola no próximo bimestre. Na matriz curricular da escola, a Sabedoria da Causalidade está relacionada ao eixo temático da sustentabilidade.

Para quem se interessar, segue o vídeo “Da horta à floresta”, que assistimos no turno da tarde.

 
A equipe aproveitou esse momento para refletir sobre o significado profundo da sabedoria da causalidade, a noção de originação dependente e o nosso papel como seres humanos na teia causal que nos conecta a todos os seres, à água, às plantas, aos animais e à natureza de uma forma geral. Dentro desse tema, refletimos juntos sobre caminhos como a permacultura, a agrofloresta como um caminho em que a floresta e a produção de alimentos podem coexistir, favorecendo a abundância de água e nutrientes para a agricultura, com destaque para a Agricultura Sintrópica do Ernst Gotsch.

Descobrimos no pesquisador e agricultor Ernst Gotsch um exemplo maravilhoso de como os seres humanos podem usar um conhecimento profundo sobre a Sabedoria da Causalidade em benefício da natureza e, consequentemente, de si própio e todos a sua volta. Conheça mais sobre este trabalho clicando aqui.

Para a equipe, unindo o turno da manhã e da tarde, ficou claro que podemos olhar a ciência como uma forma de manipular a natureza trazendo prejuízos, ou podemos olhá-la de uma outra forma, como base para estabelecer uma compreensão lúcida e relações positivas, favorecendo os ciclos naturais. Esse é um tema central para o ensino de ciências e tecnologia na escola. Assim buscamos, como educadores, ser capazes de proporcionar um ambiente em que as crianças poderão se beneficiar, elaborando sua compreensão de mundo a partir de uma visão  mais ampla e integrada.

Abaixo a palestra “Diálogos entre Oriente e Ocidente: o conhecimento da mente no pensamento budista”, com o Lama Padma Samten.

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