Nas palavras de quem faz a escola, uma reflexão sobre 2013

1ANO2013_1 (52)

Na agitação do dia-a-dia, nem sempre encontramos tempo para refletir sobre as experiências que vivemos, nossos desafios e alegrias. Aqui, quatro pessoas muito presentes na Escola Caminho do Meio (diretora, professora, coordenadora e mãe de aluna) compartilham, em depoimentos, sentimentos que marcaram o ano de 2013. No momento em que a escola se abre para um novo ciclo, são palavras que soam como convite a seguir na busca por uma educação cada vez melhor.

Carol Senna (professora do ensino fundamental)
“Em 2013 um novo ciclo se abriu na escola, com o início do Ensino Fundamental. As crianças começaram o ano cheias de vontade de aprender e muito alegres de poderem continuar na escola. Algumas diziam: eu quero continuar nesta escola até ficar grande! Treinamos olhar nossos pensamentos. Podemos pensar qualquer coisa, e ela surge na nossa mente ali prontinha – como um unicórnio, ou um elefante cor de rosa – fizemos alguns exercícios assim. Também treinamos olhar um pensamento e deixar ele passar, como se fosse uma bolha de sabão. Treinamos ainda só sentar calmamente e respirar, simplesmente respirar. Pudemos deitar e relaxar calmamamente, e sentir cada parte do nosso corpo somente com a nossa atenção. Algumas crianças puderam usar espontaneamente alguns desses treinos em momentos de conflito, fortalecendo essa relação consigo mesmo, base da uma noção secular e não-sectária de espiritualidade”.

Josiane Fontana (coordenadora administrativa em 2013)
“A escola completa 6 anos neste ano de 2014 e com isto recebemos de presente o ensino fundamental… pois as crianças estão crescendo e fazendo de todo o CEBB a grande escola ! As sementes que foram cuidadosamente plantadas e cuidadas agora oferecem suas flores para a alegria de toda a sanga. As flores desabrocham no sorriso das crianças, em suas manifestações de cuidado um com o outro, em seu aprendizado contínuo e belíssimo pelas trilhas, pela marcenaria, pelo refeitório, pelas rodas de convivência e festas anuais. Nesta escola há sorrisos por toda parte, existe vida, gratidão”.

Juliana Corullón (diretora em 2013)
“Em 2013 inauguramos o prédio novo, que nos permitiu acolher a primeira turma do ensino fundamental. Tivemos também uma turma de contraturno no fundamental, com aulas de música, yoga, kung-fu, artes e circo. Aprofundamos nossos estudos pedagógicos e com isso estabelecemos nossa pedagogia própria, a pedagogia da mandala, baseada nos ensinamentos do Lama Padma Samten. Alem de termos fortalecido nossa formação de professores, quando através de oficinas artístico-brincantes, trabalhamos a criatividade da equipe, que também participou de cursos e congresso de forma complementar. Ao longo de todo o ano, as crianças celebraram as estacoes do ano, como uma forma de integrar as turmas e as familias, entender a interdependência com o mundo e festejar a vida em suas diferentes manifestações”.

Alessandra Gonçalves Meireles (mãe de aluna)
“Nas escolas convencionais, onde há bibliotecas (amo ler e acho válido ter acesso a leituras diversas), as crianças não irão achar em livro algum o cheiro das árvores, o toque suave de uma joaninha ou besouro na pele, uma história contada ao embalo da chama calma de uma vela. Penso que existem outros valores tão fundamentais na ECM que precisam ser comemorados e o que precisar mudar ou melhorar, o tempo e a necessidade o farão e com certeza nós, as famílias, faremos parte disso. Saibam que mesmo quando parece que ninguém notou seu trabalho ou sua presença, você está lá no resultado final de tudo, que é o sorriso dos nossos filhos e a vontade que eles têm de retornar a cada dia para esse lugar sem igual no mundo, chamado Escola Caminho do Meio”.
.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s