Primeiro bimestre, momento certo de trabalhar o acolhimento

A chegada das crianças para mais um ano de aprendizado na Escola Caminho do Meio é um convite à reflexão sobre o que significa a atitude de acolher. O acolhimento é a primeira das cinco sabedorias búdicas nas quais se fundamenta o projeto pedagógico da escola. Seria a sabedoria do Buda Azul, chamado de Akshobya.

Com a proposta de trabalhar a energia do acolhimento, os adultos começam por uma mudança de ponto de vista. Acolher uma criança significa olhar para ela em seu próprio mundo. Isto é bem diferente de julgar se o que ela está fazendo é certo ou errado. Por que? Porque para acolher é preciso sair da nossa própria perspectiva.

Veja como o Lama Padma Samten explica a sabedoria de atingir essa compreensão:
“Cada um de nós está preso num tipo de bolha diferente, atuando de uma forma própria, num mundo próprio. Cada um tem a forma de viver no mundo e se manifestar, com suas energias e seus movimentos. Por isso, vamos esquecer a expectativa ou o papel que queremos que o outro desempenhe em nosso jogo. Não vamos olhar para ele de forma utilitária”.

Com os filhos e alunos, é preciso abrir mão dos nossos planos de que eles sigam este ou aquele caminho. O melhor é ajudá-los nas boas iniciativas que eles tenham. A pergunta que devemos fazer é: “Como está o seu mundo e as coisas que você está fazendo”?

A proposta é que até o final de abril esta sabedoria se mantenha presente no ambiente da escola e também nos projetos iniciados pelos professores. No final do bimestre, a conversa em roda vai trazer uma retrospectiva do que foi feito e também a troca de ideias sobre como trabalhar o acolhimento na vida de cada um.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s