2013 e os sonhos de uma nova escola

Em 7 de janeiro, Lama Padma Samten compartilhou, em sua página no Facebook, a alegria pelo início de uma nova etapa da Escola Caminho do Meio. Veja abaixo seu depoimento repleto de entusiasmo e vamos torcer para que este sonho siga adiante.

“Como ajudar as crianças a serem mais lúcidos e informados, capazes de interagir com o mundo de modo positivo, vitorioso e feliz? Eles são a Sanga dos pequenos, que borbulha de intensidade criadora e transformadora! Que possamos acolher essa natural abertura de cada um deles e ajuda-los a brilhar!

É um grande milagre iniciar 2013 com as novas instalações da escola que agora permitem o ensino fundamental e a alfabetização! As obras estão adiantadas e as instalações estão ficando muito lindas! Que o ocolhimento dos pequenos seja muito benéfico para eles e encha de alegria e felicidade a Grande Sanga e todos os amigos como natural retribuição por terem sido os veículos da compaixão dos Budas que propiciaram isso.

Vejam, nas palavras da professora Carol Senna, a descrição da visão que nos anima:

Em 2013, a Escola Caminho do Meio, após 4 anos de existência, dará mais um passo em seu propósito de beneficiar pessoas desde pequenas. Estaremos inaugurando na escola o primeiro ano do primeiro ciclo do Ensino Fundamental.

Desta forma, daremos continuidade ao trabalho com as crianças que estão concluindo a etapa da educação infantil, além de abrir novas vagas para crianças que desejem iniciar o ensino fundamental conosco. O ensino fundamental segue tendo como norteadora uma visão de educação para a felicidade, cultura de paz e ação vitoriosa no mundo.

Arte, corpo e natureza integrados na educação

Adotamos como metodologia transversal as cinco sabedorias lúcidas, tanto para o processo de formação continuada dos professores como para a própria estruturação pedagógica da escola, que converge para o desenvolvimento dessas sabedorias em todos os envolvidos no processo.

No primeiro ano do primeiro ciclo fundamental, o processo de alfabetização como ampliação da leitura de mundo, e simultaneamente como expansão das capacidades expressivas e criativas das crianças, estará indissociado do aspecto artístico, que é um elemento norteador da escola.

A arte educa simultaneamente corpo, energia e mente, e ajuda a equilibrar essas instâncias que uma educação excessivamente focada apenas no aspecto cognitivo tende a separar. A educação física e o contato com a natureza, através da agroecologia, também terão destaque.

O aprendizado da matemática e das demais ciências partirá de vivências significativas, numa perspectiva de educação inseparável da vida da comunidade, e também de maneira interdisciplinar, por meio da integração de diferentes saberes em projetos de trabalho.

Para essa expansão, um grande esforço está concretizando a construção de salas para receber a nova etapa escolar, prevendo o funcionamento de salas de aula, laboratórios, biblioteca e ludoteca.

Ainda assim, os aprendizados na escola não estão limitados a esses prédios, mas sim incluem toda a área que compreende o CEBB, como a horta, a marcenaria, o bosque nativo e o diversificado pomar de que dispomos, assim como todos os espaços da comunidade”.

.

Anúncios

2 comentários sobre “2013 e os sonhos de uma nova escola

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s