Encontro de Educação – Renovando olhares e práticas

15 a 20 de janeiro de 2013 no CEBB Caminho do Meio.

Faça sua inscrição online!

O encontro pretende formar uma diversificada mandala de conhecimento sobre educação, contribuindo para a ampliação do entendimento sobre como educamos, produzimos conhecimento e ajudamos nossas crianças a se desenvolverem integralmente, incluindo a espiritualidade como descoberta do mundo interno, e traçando referenciais de felicidade como horizonte pertinente à educação.

O evento é voltado para educadores, pais, famílias, profissionais relacionados ao desenvolvimento humano, saúde e educação.

Valores:
R$ 690,00 para adultos
R$ 225,00 para crianças acima de 3 anos

Local:
CEBB Caminho do Meio
Estrada Caminho do Meio 2600
Viamão RS

Mais informações:
eventos@cebb.org.br
51. 8509-0376

Programação

15/01 Temática: Visão de Mundo

08h – 12h Credenciamento
12h Almoço
14h- Abertura
Apresentação Cultural – Duo Bico de Pena

Lama Padma Samten – Criador, presidente e diretor espiritual do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB). Com o nome de Alfredo Aveline, foi professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul por 25 anos, no departamento de Física. Ordenado em Três Coroas RS, em dezembro de 1996, por seu mestre Chagdud Tulku Rinpoche como lama budista da linhagem Ningmapa, seus ensinamentos são apresentados com o foco de beneficiar os seres diretamente em seu cotidiano. É o Mentor da Escola Caminho do Meio.

José Pacheco – Especialista em Música e em Leitura e Escrita, é mestre em Ciências da educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Coordena, desde 1976, aEscola da Ponte, da qual é idealizador, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo inovador, baseado na autonomia dos estudantes. É autor de livros e de diversos artigos sobre educação, definindo-se como “um louco com noções de prática”.

Walmir Thomazi Cardoso – Graduado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestre em História das Ciências pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, assessor técnico – Planetário e Escola Municipal de Astrofísica “Prof. Aristóteles Orsini”, professor da Sociedade Brasileira Para o Ensino da Astronomia e Pesquisador Associado do Instituto Socioambiental – ISA. Apresenta e assessora os programas de TV: “Sala de Professor” e “Acervo” na TV Escola (MEC).

Fernando Cella Bilhar – Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2007). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Social. Especialização em Educação. Diretor da Escola Caminho do Meio.

20h – Educação e Cultura
Abertura do Planetário Móvel, com Walmir Cardoso. O planetário móvel é uma cúpula inflável onde imagens do céu noturno são projetadas e os espectadores podem observar e entender os movimentos celestes.

16/01 Temática: Educação e Sociedade

08h – 09h30 Palestra

Ana Thomaz – Mãe de tres filhos, educadora, professora da Técnica Alexander . “Uso o termo desescolarização com o sentido de “tirar” a escola de dentro de mim,nesse caminho encontrei a possibilidade de não colocar a escola “dentro” dos meus filhos, nesse processo entrei em contato com questões centrais da vida como nascimento e morte, e entre um e outro está a educação para vida.”Assunto: Desescolarização.

09h50 – 12h Mesa Redonda

Silvia Lingnon Carneiro – Mestre em Educação, fundadora da Escola Amigos do Verde, Diretora Executiva do Instituto Sementes ao Vento –  RS. Assunto: Formação de Educadores

Alessandra Gonçalves Meirelles – Educadora e Artesã. Diretora do CEDIN. Assunto: CEDIN, um projeto de educação social.

André Camargo – Pai do Otavio e da Manu, psicanalista, escritor e professor universitário. Mestre em Psicologia e criador da Jabuticaba – uma proposta de educação não-escolar na Casa Jaya. SP – Assunto: Jabuticaba: Uma proposta de Educação Infantil Não Escolar.

Wanderleia Rosa – Faculdade de Educação do Campo UNB- Coordenadora do Comite da Educação do Campo do Território Kalunga-Brasília-DF. Assunto: Educação no Campo

12h – 13h Almoço

14h – 17h45 OFICINAS
Nina Veiga: Curso completo de Bonecas Waldorf (3 dias, totalizando 12h) Não é somente uma oficina técnica, pois associa, segundo a tradição antroposófica, o pensar e o sentir ao processo da confecção (fazer). Na parte conceitual o programa inclui: – Sensibilizar e ampliar a capacidade de observar a criança através do fazer artístico-antropológico da boneca. – Possibilitar o contato com a concepção estética Waldorf do brinquedo. – Conceituar as fases da criança e sua adequação ao brinquedo.

Ana Thomaz: Educação Ativa (pratica de educação da desescolarização). Nessa vivencia vamos praticar o desenvolvimento em nós, adultos, e a conexão com as crianças através de três princípios: cognitivo, físico e emocional. A escolarização considera somente os 5% conscientes do processo cognitivo e despreza os 95% inconsciente da nossa forma de aprender e desenvolver nossas valências. Também tivemos nossos processos físicos desconectados durante os anos sentados em carteiras escolares separando o corpo da mente, a cabeça da coluna, as pernas e os braços do tronco; Nossos fluxos emocionais foram desinvestidos, por isso nos tornamos adultos emocionalmente atrofiados. Outro ponto essencial para nossa pratica é a relação entre o poder e a potência. Fomos educados com o uso do poder e assim seguimos educando nossas crianças. Em nossa mudança de paradigma, vamos experimentar a pratica da potência; Como desinvestir o poder e permitir que o modo de educar as crianças seja pela potência, criando assim o ambiente propicio para que as crianças cresçam conectadas a suas potências e a percepção do mundo e de todas as forças que atravessam a natureza.

Gabriela Finatti:Brincar é coisa séria: O papel do professor para promover o conhecimento, a autonomia e a autoria.

18h – jantar

20h – Educação e Cultura
Planetário Móvel
Sarau Cultural

17/01 Temática: Meios Hábeis para a Educação

08h- 09h30 Palestra

Therezita Pagani – É uma história de paixão pela Vida, pela Arte, pela Criança e por aquilo que há de mais belo na humanidade. Teremos a chance de acompanhar de perto o trabalho e o pensamento-em-ação da educadora capixaba Thereza Pagani, hoje com 81 anos e em franca atividade, que estabelece um diálogo simples, verdadeiro e ancestral com as crianças, famílias e adultos que estão à sua volta. Personagem controversa e carismática, Therezita, como é chamada, criou o seu trabalho a partir de sua experiência e corpo vividos, e escolheu trazer para dentro da escola a vida da comunidade escolar, trabalhando valores de simplicidade, liberdade, criatividade, respeito ao outro e aos limites, responsabilidade, senso comunitário, beleza, arte e cultura popular, vida e morte.

09h50 – 12h Mesa Redonda

Gabriela Finatti – Coordenadora pedagógica da escola de Educação Infantil Espaço Roda Viva. Pós graduada em psicopedagogia pelo Mackenzie, estágios e cursos em escolas do exterior do Brasil, formada em pedagogia pelo ISESP (Instituto Superior de Educação de São Paulo). Assunto: O brincar na educação infantil.

Gilberto Flach – professor de Matemática e de laboratório de informática na Escola La Salle Esmeralda, Porto Alegre, RS. Assunto: O uso do geoplano no ensino da matemática.

Valesca Karsten Leal – Diretora da Caracol Escolinha. Assunto: A relação entre o meio ambiente e as artes plásticas na educação infantil.

Maria Beatriz Noll – Arte educadora e professora de música. Assunto: A música como fio condutor na educação.

Lego Education – Apresentação do sistema de aprendizagem da ZOOM, representante da LEGO Education no Brasil, que desenvolve soluções de aprendizagem inovadoras, que introduzem um novo paradigma na educação: o de que nada supera o poder do aprender-fazendo para o desenvolvimento integral de crianças e jovens do século 21.

12h Almoço

14h – 17h45 OFICINAS

Nina Veiga – Segundo dia do Curso completo de Bonecas Waldorf (3 dias, totalizando 12h)

Gilberto Flach – O Uso do Geoplano na Educação Infantil.

18h – Jantar

20h – Educação e Cultura
Filme: Sementes do Nosso Quintal. Documentário da diretora estreante Fernanda Heinz Figueiredo. O filme mostra o cotidiano da escola de Tearte, da qual a diretora é ex-aluna, localizada no meio de São Paulo, a maior cidade da América Latina, a partir de material gravado durante 4 anos, e nos coloca dentro do quintal dessa escola, um quintal de natureza e vida abundantes, que lembra o quintal de nossa avó, junto de 80 crianças de diferentes idades e adultos.

18/01 Temática: Sustentabilidade e Ecoformação

08h – 09h30 Palestra

Adriano José Hertzog Vieira – Educador, doutorando em Educação na Universidade Católica de Brasília, Mestre em Educação (UNISINOS), Filósofo, Pastoralista e Psicoterapêuta. Professor no Curso de Pedagogia da Universidade Católica de Brasília. Trabalha com formação de professores na perspectiva da transdisciplinaridade, complexidade e ecoformação. Membro do Grupo de Pesquisa ECOTRANSD, palestrante e conferencista. Autor do livro “Eixos Significantes: Ensaios de Um Currículo da Esperança na Escola Contemporânea” (Brasília: Universa, 2008) e Organizador do livro “A Esperança da Pedagogia: Paulo Freire – Consciência e Compromisso” (Brasília: Liberlivro, 2012).Assunto: Educação Transdisciplinar e Ecoformação.

09h50 – 12h Mesa Redonda

Ana Lúcia Leite – É mãe do Gabriel e do Pedro, nutricionista, arte-educadora, especialista em educação infantil pela PUC-Rio e designer para sustentabilidade pelo Gaia-Education, vem trabalhando a relação entre humanidade, escola, natureza e lucidez desde 2005, com crianças, jovens e adultos, em diversos contextos da educação formal e não formal. Colaboro com o Grupo de Pesquisa – Infância, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental – GIATAKA – UNIRIO. Assunto: Infância, escola, natureza e lucidez – a educação como caminho.

Rafael Litvin Villas Bôas – Graduado em Jornalismo (2001), mestre em Comunicação Social (2004), e doutor em Literatura Brasileira (2009) pela Universidade de Brasília. Professor da Licenciatura em Educação do Campo e do Programa de Pós-Graduação em Literatura da UnB. Relaciona educação do campo e cultura popular, literatura e teatro brasileiro, estética e comunicação, questão agrária e representação estética da realidade, políticas públicas na esfera da cultura e dinâmicas sócio-culturais da vida camponesa. Assunto: A Educação no Campo.

Paulo Sá – médico, professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, designer em sustentabilidade.Assunto: Sustentabilidade, Saúde e Educação.

Marcelo Sgarbossa – É advogado, Especialista em Direitos Humanos, Mestre em Análise de Políticas Públicas pela Universidade de Turim (Itália) e desenvolve um consistente trabalho no acesso aos direitos do cidadão. Foi Coordenador do IAJ (Instituto de Acesso à Justiça), onde teve destacados projetos na defesa da infância e juventude. Assunto: Mobilidade Sustentável no Transporte Escolar.

12h – 13h Almoço

14h – 17h45 OFICINAS

Nina Veiga- Terceiro dia do Curso completo de Bonecas Waldorf (3 dias, totalizando 12h)

Ananda Casanova – Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2011). Atualmente é Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGEDU/PUCRS) e bolsista do CNPq. Integra o Grupo de Pesquisa Cultura, Ambiente e Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental. Oficina: Hortas escolares e Sustentabilidade.

20h – Educação e Cultura

19/01 Temática: Espiritualidade: O Mundo interno na educação

08h – 09h30 Palestra

Regina Migliori– Trabalha há 20 anos no Instituto Migliori como consultora em educação com foco em valores, cultura de paz e sustentabilidade. É Pós-Graduada em Neuropsicologia, com pesquisa em práticas contemplativas e desenvolvimento humano, tendo visitado mosteiros e escolas tibetanas no Nepal e na India a convite da Linhagem Sakya; Doutoranda em Epistemologia e História da Ciência na Universidade Nacional Tres de Febrero em Buenos Aires. Coordena o Núcleo de Estudos do Cérebro e da Consciência e o Programa Neurociência, Educação em Valores em parceria com a Fundação Douglas Andriani; é professora de Ética e Responsabilidade Corporativa nos MBAs da Fundação Getúlio Vargas, Consultora em Cultura de Paz da UNESCO, professora da UMAPAZ-Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz de São Paulo. Assunto: A inclusão das práticas contemplativas no contexto da educação, aliando as práticas milenares e seus fundamentos neurocientíficos, às possibilidades de desenvolvimento humano e transformação pessoal com foco na educação e na prática de valores éticos, visando o desenvolvimento da atenção plena, clareza mental, serenidade do coração, discernimento, motivação, e a consequente transformação dos comportamentos e da ação no mundo.

Evânia Reichert – terapeuta de abordagem reichiana, jornalista editora de comportamento, cultura, educação e ecologia; professora e corrdenadora de núcleos infantis e de proteção à infância; pesquisadora sobre as fases do desenvolvimento e a formação do caráter; coordenadora do núcleo terapêutico e do núcleo de educação e infância da Escola Aberta Vale do Ser, no Rio Grande do Sul. Autora do livro Infância, a Idade Sagrada – anos sensíveis em que nascem as virtudes e os vícios humanos, que está sendo lançado em diversos estados brasileiros. Assunto: Vínculos Vitais na Educação.

09h50 – 12h Mesa Redonda

Denise Rocha Domingues – Diretora do Jardim Michaellis-RJ. Assunto: Uma abordagem geral da Pedagogia Waldorf a partir de 3 âmbitos que se complementam e interagem entre si, tornando-a uma prática focada no desenvolvimento integral do ser humano, reconhecendo-o enquanto ser social, inserido num contexto universal.

Alexandre Simão de Freitas – Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, 2005. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Linhas de Pesquisa: Redes Sociais focalizando principalmente os seguintes temas: política educacional, teoria social e educação, formação humana e espiritualidade, paradigma da dádiva e empoderamento juvenil das periferias urbanas.Assunto: A educação e a espiritualidade: um caminho transdisciplinar.

12h- 13h Almoço

14h- 17h45 OFICINAS

Amanda Senna – Curso de Formação em Pedagogia Waldorf (2004-2009); Graduação em Educação Artística/ Artes Plásticas, pela Universidade Federal de Pernambuco. Oficina: Cultura Popular na Educação.

Escola Caminho do Meio – Práticas Meditativas na Educação Infantil.

18h – Jantar

20h – Educação e Cultura
Patricia Preiss– Graduada em Artes Visuais pela UFRGS; Especializada em Dança (PUCRS); Trabalha com Cenografia e Figurino para Teatro e Dança e é Focalizadora de Danças Circulares. Prática: Danças Circulares na Educação.

20/01 Temática: O Brincar e o Universo da Criança

08h – 12h Mesa Redonda

Juliana Corullón – Mãe do Lucano; Educadora Brincante, Terapeuta Ocupacional Materno Infantil, Consultora em Educação.

Vanessa Krauskopf – Pedagoga, Educadora Brincante e Coordenadora Pedagógica da Escola Caminho do Meio. Assunto: O Brincar e o Universo Infantil.

Soraia Santana – Pedagoga. Brinquedista e Playworker. Atualmente especializa-se em Psicopedagogia Institucional e Ensino Lúdico. Colaboradora voluntária do Programa de Extensão Universitária “Quem Quer Brincar?” da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Assunto: A ludicidade e a formação de Professores.

12h – 13h Almoço

14h – 17h45 OFICINAS

Melissa Suarez – Nutricionista Consultora em Educação Infantil, incentivadora da alimentação viva na merenda escolar. Oficina: Alimentação viva para crianças: sucos verdes e doces vivos.

Soraia Santana – Oficina: Brincadeiras Cantadas. Cantigas de Roda.

No evento, Nina Veiga irá oferecer uma oficina de confecção de bonecas. Para participar, assinalar local indicado no formulário de inscrição.

Durante todo o encontro, pelas manhãs, quando acontecem as palestras e mesas redondas, haverá uma TENDA INFANTIL com atividades de acolhimento e brincadeiras para as crianças. Quando acontecem as oficinas, à tarde, as crianças podem participar com seus pais.

Solicitamos que cada participante organize sua viagem para chegar ao CEBB até às 22h30min..

Anúncios

3 comentários sobre “Encontro de Educação – Renovando olhares e práticas

  1. Presenças CONFIRMADÍSSIMAS:

    José Pacheco (Escola da Ponte-Portugal);

    Regina Migliori (Práticas Contemplativas, Neurociência e Educação, SP);

    Melissa Suarez (Nutricionista Consultora em Educação Infantil, incentivadora da alimentação viva na merenda escolar- Oficina culinária: Alimentação viva para crianças: sucos verdes e doces vivos)

    Ana Thomaz (Educação Ativa e Desescolarização-SP Oficina de Educação Ativa);

    Bia Noll (Arte Educadora e Professora de Música Oficina sobre a Música na Educação);

    Alexandre Simão de Freitas(Educação e Espiritualidade-UFPE);

    Rafael Villas Bôas (Educação no Campo UNB Brasilia);

    Wanderleia Rosa (Comite da Educação do Campo do Território Kalunga- Brasilia);

    Denise Rocha (Escola Michaellis-RJ);

    Ana Leite (Educação Infantil-RJ);

    Silvia Lignon Carneiro (Fundadora da Escola Amigos do Verde, RS- Mestre em Educação);

    Valesca Karsten Leal (Diretora da Escola Caracol (RS);

    Nina Veiga (Educação Waldorf-SP. CURSO DE BONECAS WALDORF);

    André Camargo (Projeto Jabuticaba-SP);

    Gabriela Finatti (Escola Roda Viva-SP);

    Gilberto Flach (Geoplano na educação infantil, RS);

    Soraia Santana (Pedagoga, Brinquedista e Playworker. Representante do Projeto de Extensão da UFRGS “Quem quer Brincar”);

    Therezita Pagani (Educadora e Fundadora da Escola Te- Arte, SP);

    Adriano José Hertzog Vieira (Universidade Católica de Brasília);

    Walmir Cardoso (assessor especial dos Planetários de São Paulo e assessor de Gabinete (Secretaria do Verde e Meio Ambiente – SVMA) para a Coordenação de Educação Ambiental (CEA). É Diretor da Sociedade Brasileira para o Ensino da Astronomia (SBEA). PLANETÁRIO MÓVEL.

    Entre outros maravilhosos participantes!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s