Fluidez, liberdade, abertura e transcendência na escola

Todos nós temos acesso a um tipo de sabedoria essencial, pura, que transcende as situações provisórias e limitadas do cotidiano. Aumentar nossa sintonia com este tipo de inteligência é a atividade do Buda Branco chamado de Vairocana. Na Escola Caminho do Meio, o bimestre novembro-dezembro é o tempo de ampliar a confiança na sabedoria da transcendência.

Na pedagogia das Cinco Sabedorias, isso significa que toda a equipe, professores, crianças e familiares são convidados a olhar as situações com mais clareza e menos rigidez. Somos livres para inventar novas saídas para antigos conflitos. A criatividade surgirá do nosso potencial de silêncio, o Buda interno que se manifesta como uma serenidade que está presente, mesmo no meio da pior confusão.

É um momento interessante para a escola, pois existe uma ênfase nas qualidades de confiança e liberdade. Este momento surge exatamente no fim do ano, depois que as crianças trabalharam com as outras quatro inteligências, especialmente a sabedoria da causalidade, que dá ênfase às combinações que precisam ser respeitadas. Elas já estão, portanto, prontas para experimentar um pensamento mais criativo, ultrapassando a aparente rigidez das coisas.

Além disso, a transição da primavera para o verão favorece atividades ao ar livre, como pintura, trabalho com argila, passeios nas matas, banhos de mangueira e, quando o calor permite, a brincadeira livre nos equipamentos da “pracinha”. Tudo isso pode ajudar a equipe a trabalhar a leveza da sabedoria transcendente.

Como surge a lucidez do Buda branco

O Lama Padma Samten oferece ensinamentos sobre as Cinco Sabedorias nos mais diferentes contextos, como uma ferramenta para superar problemas e resolver conflitos. Ele explica como podemos tomar refúgio numa região calma da nossa mente, sem nos deixar levar pela ansiedade:

“A sabedoria de Vairocana (Buda Branco) corresponde a nossa habilidade de repousar na liberdade natural que é o estado primordial. Isso significa praticamente que cada um de nós pode gerar ações completamente desvinculadas das aparências das situações que emergiram, ou seja, podemos criar ações que incluem a geração, ou seja, o nascimento de outras paisagens e contextos. Assim eu posso dar nascimento a situações completamente diferentes e desse modo o Buda Branco possibilita uma liberdade das ações com relação a situações aparentes e suas paisagens e mandalas correspondentes”.

Aprenda mais sobre a sabedoria da transcendência

Palavras chaves: leveza, tranqüilidade, clareza, limpeza, confiança, liberdade, fazer diferente, criar, inventar, falar da natureza em nós que não envelhece, que não morre. Abertura. Ampliar a visão. Lucidez, saídas positivas, Fluidez.

Frases: “a natureza sempre presente”; “há sempre a natureza primordial como refúgio. Há um lugar seguro onde se pode refugiar”; “Nossa capacidade de fazer o outro reconhecer sua verdadeira natureza. Proporcionar ao outro ver também com lucidez, ultrapassar a ignorância do samsara, a visão condicionada.”

A seguir, sugerimos cinco atitudes mentais para serem trabalhadas no dia a dia, inspiradas pela sabedoria do Buda Vairocana:

1. gerar e estimular a confiança em si, nas potencialidades dos colegas;
2. confiar numa presença espiritual elevada e, em meio a turbulências, permanecer confiante, tranquilo;
3. com as crianças, não dar concretude exagerada às situações e fenômenos. Vamos dar a atenção necessária a qualquer aflição que a criança esteja sofrendo, mas evitando construir uma rigidez em torno da situação;
4. vamos ampliar nossa visão, criar e inventar saídas positivas;
5. com a prática, surge uma certa liberdade, que se manifesta a partir da clareza das coisas. Quando nos organizamos conseguimos ver onde podemos criar e mudar situações com lucidez, com discernimento.

.

Anúncios

Um comentário sobre “Fluidez, liberdade, abertura e transcendência na escola

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s