Ações positivas contra o automatismo do carma

Nesta semana, começou o bimestre da sabedoria da causalidade na Escola Caminho do Meio. Este será o fio das atividades de crianças, professores e colaboradores, buscando uma compreensão profunda da relação entre causas e efeitos.

A sabedoria da causalidade nos convida a uma reflexão: vamos entender o carma como o impulso de ação, instalado em nós como um automatismo. Diante de um impulso (carma) negativo, se estivermos atentos, temos a chance de parar diante dele e substitui-lo por uma ação positiva.

A causalidade no dia a dia

Quando uma pessoa recebe uma agressão intencional, pode aprender a usar a sabedoria do Buda Verde (neutralizar a ação negativa do outro e conduzir a energia de forma positiva). Assim, a pessoa pode aprender a beneficiar aquele que agiu contra ela. Podemos observar como isso ocorre o tempo todo: quando vemos algum aluno numa situação ruim, como professores, vamos lá e contornamos aquilo de maneira positiva.

Outro exemplo: quando há duas crianças brigando, o professor pode conversar com eles e os conduzir para algo mais favorável do que a briga. Podemos contornar com lucidez muitas situações, como quando as crianças derrubam a comida, fazem xixi na calça, põem dedo no fogo, deixam cair copo no chão. E assim vamos compondo a mandala de uma educação mais consciente.

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s