Budismo e Educação, um curso sobre visões e possibilidades

Como educar crianças para estabelecer relações positivas consigo mesmas e com os outros seres, disseminando uma cultura de paz? Nos próximos dois finais de semana, a Escola Caminho do Meio vai promover um curso de Educação e Budismo, que busca responder a esta pergunta com reflexões surgidas em seu cotidiano. Já nos dias 14, 15 e 16 de setembro, o Lama Padma Samten promove um retiro sobre o mesmo tema.

O diretor da escola, Fernando Bilhar, explica que a abordagem tem fundamento em noções importantes, como o papel da espiritualidade na educação; o que é liberdade, coemergência e construção da realidade; terras puras; mandalas de sabedoria, entre outras.

“O budismo oferece uma ampliação da nossa visão, incluindo a dimensão interna. No budismo aprendemos que o nosso mundo interno (mental) surge junto ao que vemos como externo, são coemergentes. Quando aprendemos a acessar esta dimensão sutil, aprendemos novas possibilidades de ação no mundo, de modo a trazer benefícios a nós mesmos e aos outros seres. Chamamos isso de desenvolver uma cultura de paz e vamos gerar a capacidade de manter a lucidez, mesmo diante das dificuldades”, explica Fernando.

A experiência da escola em seus quatro anos de existência e suas possibilidades para o futuro também vão ser discutidas no retiro com o lama. Hoje, a Escola Caminho do Meio atenda cerca de 30 crianças da cidade de Viamão, Rio Grande do Sul. A ênfase na visão de que todos os participantes – alunos, professores, pais, mães, familiares, colaboradores – são aprendizes no caminho da lucidez esteve presente em toda esta trajetória.

Clique aqui para saber mais detalhes sobre o curso de Educação e Budismo e o retiro com o Lama Padma Samten..

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s